Indicador | Preço (R$/@) | Data |
---|---|---|
SP | 96.0 | 27/06/2011 |
MS | 92.0 | 27/06/2011 |
GO | 90.0 | 27/06/2011 |
RS | 3.15 | 27/06/2011 |
terça-feira, 28 de junho de 2011
Boi gordo.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Nelore
O nelore provou ser o melhor gado para o Brasil graças a sua adaptabilidade ao clima tropical do país. As raças européias se adaptam melhor à Região Sul. São utilizadas para o que se chama de ' cruzamento industrial ' isto é, cruzamento de gado zebu com gado europeu.
Nelore é uma raça de gado bovino (Zebu) originária da Índia. Os primeiros exemplares da raça chegaram ao Brasil no final do século XVIII, e rapidamente se tornaram a raça de gado predominante no rebanho brasileiro (85% do rebanho total).
O Nelore é a raça base para o cruzamento de gado de corte no Brasil.
Raças de Gado
Entre as diversas raças bovinas existentes no Brasil a mais comum é a raça nelore; uma das raças zebuínas. 80% do gado brasileiro é zebuíno (proveniente da Índia). Os outros 20% são de raças européias as mais comuns são:
- Aberdeen Angus;
- Holandês;
- Red Angus;
- Simenthal;
- Limousin;
- Lincoln Red;
- Charolês;
- Devon;
- Hereford;
- Blonde d'Aquitaine;
- Piemontês;
- Pardo Suiço;
- Shorthorn;
- Chianina;
- Marchigiana.
De todo gado Zebu no Brasil, 80% é nelore. Os outros 20% são das raças:
Pecuaria de corte
Pecuária de corte é um dos ramos de atividade que exerce o pecuarista, ou o criador de rebanho.
Existem tipos diferentes de pecuária de corte, variando de acordo com o tipo de rebanho a ser abatido como bovinos, caprinos e ovinos:
- O abate de novilho ou garrote, exige um rebanho mais aprimorado e maior tecnologia é chamada de corte novo ou abate de novilhos.
- De gado velho, o corte é denominado de abate velho ou gado de montaria. Não confundir com montaria de cavalgar (andar a cavalo).
- De gado confinado ou gado preso, esse tipo de abate é usado para engorda do gado e posterior abate, quando precisa-se de carne mais nobre e em maior quantidade.
- Seletivo, esse tipo de abate não é muito comum, pois usa-se costumeiramente, abater o animal doente e posteriormente incinerar sua carcaça. Esse tipo de abate, normalmente é realizado sob a supervisão da autoridade sanitária, pois normalmente abata-se os animais doentes e os que tiveram contato diretos, como medida de prevenção e erradicação da doença.
- No caso dos caprinos e ovinos o abate se dá dos 4 aos 6 meses pois é o período em que se atinge um peso de caraça por volta dos 40 kg, a depender da raça ou cruzamento industrial . O abate é feito precocemente por um odor característico que se manifesta nos animais a partir do 7 mês. É uma carne de excelente qualidade com baixos níveis de colesterol LDL.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Manejo em geral sobre a Ordenha
A principal função da vaca de leiteira é a produção de leite, então podemos considerar a mesma como ma máquina, devendo dar atenção as “revisões” e “manutenções”. Sabemos também que temos de duas a três ordenhas diárias, portanto é necessário adquirirmos hábitos e características que maximizem a mão-de-obra e os equipamentos de ordenha.
Observados esses itens, podemos esperar uma boa produção de leite e qualidade almejada, maior longevidade de produção do rebanho e lucro também.
O manejo de ordenha começa quando os animais ainda estão no piquete. Devemos condicionar as vacas a estarem sempre em movimento, visando uma maior facilidade na hora da extração do leite. Esse condicionamento deve ser feito sem gritos ou agressões físicas, atendendo assim o bem estar animal.
Especial atenção deve ser dada também ao ordenhador, que deve ser uma pessoa calma e de boa índole, pois geralmente a produção de leite depende dessa pessoa.
Ao colocarmos a ordenhadeira mecânica nos animais não devemos demorar mais de um minuto, também não devendo demorar para a retirada da mesma, evitando traumas no úbere do animal.
Manejo de ordenha (principais atividades):
- Condução dos animais ao local de ordenha (conduzir os mesmos de forma tranqüila e sem estresse);
- Condução dos animais ao local de ordenha (conduzir os mesmos de forma tranqüila e sem estresse);
- Espera da ordenha (recebimento de alimentação, geralmente um concentrado);
- Limpeza do animal (atualmente em desuso);
- Remoção dos primeiros jatos de leite (esse leite está armazenado nas cisternas da teta da vaca, apresentando grande contaminação);
- Colocação das teteiras;
- Aplicação de antisséptico protetor;
- Soltura dos animais nos piquetes;
terça-feira, 7 de junho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)